domingo, 16 de setembro de 2007

OS CENTROS DE DIA, PERDÃO, OS CENTROS COMERCIAIS

Há efemérides que passam completamente despercebidas à maioria de nós. Hoje o Público recordava que se cumprem 10 anos desde que foi inaugurado o Colombo, o maior Centro Comercial em Portugal. Nestes 10 anos muitos mais Centros apareceram e existem projectos já licenciados para mais 27. Tendo começado, naturalmente, pelas cidades de maior dimensão estendem-se agora para cidades mais pequenas, sobretudo no interior.

Creio que é de louvar esta política facilitadora da instalação de Centros Comerciais de grande dimensão pois, para além da sua óbvia função, constituem a meu ver uma peça chave em áreas de política social de verdadeira necessidade. Senão vejam.

Os Centros Comerciais funcionam de forma excelente e razoavelmente económica para a administração como eficazes Centros de Dia para idosos ou seniores, como agora se diz. De facto, com excepção de alguns com mais problemas de mobilidade, passar uma parte do dia a ver tão diversificada paisagem e sempre com tanta gente à volta será uma boa alternativa à solidão em que vivem e certamente mais barata e diversificada que os centros de dia que lhes são dedicados. Os Centros Comerciais funcionam também como excelente alternativa e com algum equipamento às insuficientes estruturas de Ocupação de Tempos Livres para adolescentes, quer em tempo escolar, quer em tempo de férias.

Para além disto, os Centros Comerciais são relativamente seguros pois possuem dispositivos próprios de segurança, oferecem climatização protectora para os dias dos famosos alerta laranja, quer para o calor, quer para o frio, e são, normalmente bem servidos de transportes e com facilidades de parqueamento. Que mais desejar?

A efeméride merece o registo. Sem dúvida.

Sem comentários: