segunda-feira, 3 de setembro de 2007

EXAME DE INGRESSO PARA POLÍTICO

Dando seguimento à excelente ideia do Ministério da Educação de realizar um exame de ingresso na profissão professor com o objectivo de garantir que, efectivamente, apenas os melhores lhe tenham acesso, proponho que a medida, exactamente com o mesmo objectivo, seja extensiva ao ingresso na carreira política.
Assim, os candidatos a políticos devem também ser submetidos a três provas com a estrutura seguinte, paralela à definida para os professores.
Exame escrito de Língua Portuguesa avaliando o “domínio escrito da L.P. tanto do ponto de vista da morfologia e da sintaxe, como da clareza de exposição” e organização de ideias, além da “capacidade de raciocínio lógico”.
Exame escrito de competências técnicas e científicas envolvendo, entre outros conteúdos: capacidade de elaboração de promessas a partir de um tema, capacidade de comentar demagogicamente um texto, elaborar cinco opiniões diferentes a partir de um facto, citar, de forma organizada, dois nomes reconhecidos na área económica, cultural e política, etc.
Exame oral envolvendo o domínio de uma língua estrangeira para além do “portunhol”, elaboração de uma apresentação em “powerpoint” em três versões sobre um tema e, finalmente, defender uma ideia e o seu contrário no tempo limite de cinco minutos com "pose de estado", seja lá isso o que for.

Creio que teríamos basicamente a mesma classe política mas, dado fundamental, com certificado de qualidade. A sério.

Sem comentários: