sexta-feira, 29 de novembro de 2013

VER ESTRELAS

O Manel, aluno da escola pequena, entrou na biblioteca e foi ter com o Professor Velho, aquele que já não dá aulas, está na biblioteca e fala com os livros.
Velho, o que é ver estrelas?
Manel, ver estrelas é olhar para o céu e ver as estrelas grandes e pequenas que lá estão, umas parecem brilhar muito, outras parece que brilham menos, umas estão mais longe, outras estão mais perto e há até estrelas que não se conseguem ver de tão longe que estão. Só se conseguem ver com uns aparelhos que se chamam telescópio. Sabes que o Sol é uma estrela e parece assim tão grande porque está mais perto de nós que outras estrelas. Quando as noites estão escuras ou quando estamos em sítios que não têm luz, assim no campo, por exemplo, vêem-se ainda mais estrelas. Ainda me lembro, quando era pequeno, lá na terra onde vivia, de me deitar no chão à noite no Verão para estar a ver estrelas. É bonito, mas porque perguntas isso Manel?
Eu tive um problema com o João lá na sala e chamei-lhe assim um nome sabes, assim daqueles mesmo grandes. A professora contou ao meu pai e ele disse-me que se fizesse outra vez me punha a ver estrelas. Agora disseste o que é, até acho giro, mas é esquisito não é Velho?

Às vezes, só às vezes, os Pais não mostram as mesmas estrelas que os Professores.
Bom fim de semana.

Sem comentários: