segunda-feira, 18 de novembro de 2013

UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO OU UM PROBLEMA COM A REALIDADE

Tem sido recorrente a referência na comunicação social, subscrita por vários opinadores e politólogos, relativa à existência de um problema de comunicação no actual Governo. De tal forma que o Génio Poiares Maduro e o Geniozinho Pedro Lomba lançaram uma caricata ideia, a dos "briefings" lembram-se?, que se revelou um verdadeiro... problema de comunicação, pelo que morreram de morte matada e o Governo continua a comunicar como pode.
Serve esta introdução para comentar a solicitude e rapidez com que o Primeiro-ministro veio "apanhar boleia" no fim do plano de resgate da Irlanda e o seu regresso aos mercados, sempre os mercados. O Primeiro-ministro insiste que os resultados da Irlanda foram conseguidos com a mesma receita que ele está aplicar em Portugal pelo que fica comprovada a bondade das suas políticas.
Acontece que Passos Coelho na verdade não tem um problema de comunicação, tem um problema de relação com a verdade. A análise do trajecto dos dois países mostra que não são comparáveis as medidas pois, apesar de cortes nos rendimentos as famílias e no emprego, a economia da Irlanda é bastante mais sólida pelo que não se verificou, por um lado, a queda devastadora do consumo interno e da recessão criada nem, por outro lado, a Irlanda se confrontou com um enorme "pormenor", o desemprego brutal que estamos a sofrer e que perdurará.
Na comunicação de muitas das lideranças políticas, a realidade é apresentada não como realidade mas como a projecção dos desejos de quem afirma, isto é, a realidade é aquilo que eu estou a dizer e não ... a realidade.
Na verdade, as políticas "overtroika" que com desvelo e subserviência têm sido levadas a cabo produziram uma realidade que, por mais que o Primeiro-ministro se esforce por torcer, não tem os mesmos contornos que a irlandesa.
Lamentavelmente para nós.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Quando a omissão é com intenção de enganar milhões de pessoas, para mim é CRIME. Mas o povo Português é indulgente por natureza...
O sr. Passos Coelho omitiu que o lalário mínimo na Irlanda era de 1.461 € e com plano de austeridade baixou para 1.283€; que o custo de alimentação cozinhada em casa é 20% e habitação 30% do salário.
Há alguém que encontre alguma semelhança com o que se passa em Portugal ?!

Só o lacaio da troyka que (des)governa o povo a que pertenço...


VIVA!