segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A IGREJA E O MOMENTO

A iniciativa inédita, creio, do Papa Francisco ao desencadear um inquérito junto das comunidades religiosas, bases e hierarquia, sobre alguns dos chamados temas fracturantes divórcio, uniões entre pessoas do mesmo sexo e adopção por parte destes casais, está cria algum sobressalto que e parece interessante. Os bispos portugueses discutem em Fátima a operacionalização do inquérito em Portugal embora algumas vozes temam pouca participação e, sobretudo, a aceitação da eventual diversidade de opiniões.
A propósito desta importante questão considerando o peso da Igreja nas comunidades e as mudanças significativas de valores que não tem sido acompanhada pela Igreja, recordo que D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, afirmava em 2012, em entrevista ao JN, que a Igreja não está à altura do momento, está "atrasada" e não presta atenção às "transformações do mundo".
A afirmação de D. Manuel Martins lembrou-me o conhecido enunciado, "no entanto ela move-se". Ao que a história ou a lenda rezam, no séc. XVII Galileu Galilei reagiu com esta mítica afirmação à sua condenação no Tribunal do Santo Ofício pela defesa do modelo heliocêntrico, a Terra move-se em volta do Sol.
Do meu ponto de vista, a reconhecida perda da influência da Igreja Católica, sobretudo nos países mais desenvolvidos, deve-se também ao seu imobilismo, à forma conservadora como não reage às óbvias mudanças sociais, políticas, económicas e culturais sustentando um progressivo afastamento da vida das pessoas, como reconhece D. Manuel Martins.
Um dia, talvez a instituição Igreja aceite e perceba a necessidade de mudança no discurso sobre divórcio, uniões entre pessoas do mesmo sexo e adopção por parte destes casais, a anti-concepção, o casamento, o celibato dos padres, a abertura do sacerdócio às mulheres, a ostentação visível em parte das estruturas da igreja, etc.
No entanto, considerando o que se tem ouvido e é conhecido das intervenções da hierarquia da Igreja, não creio que, apesar da iniciativa em curso desencadeada pelo Papa Francisco e também da significativa mudança de estilo face ao seu antecessor Bento XVI, seja de esperar um movimento de alteração significativa nas posições da Igreja sobre estas matérias.
Eppur si muove.
 

Sem comentários: