quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

TUDO FARINHA DO MESMO SACO

A política à portuguesa, melhor dizendo, os políticos à portuguesa são, salvo honrosas excepções, farinha do mesmo saco, expressão popular de significado óbvio. Num mau serviço à seriedade da política, a JSD manipula num cartaz a imagem do Primeiro-ministro para combater as suas políticas ou promessas, no caso. Prometeu, não cumpriu, deve ser cobrado, mas não confundam falta de educação cívica e princípios de respeito nas relações sociais com irreverência. A Dra. Ferreira Leite, embora mais reverente, entende e não se demarca, claro, farinha do mesmo saco. Mas qual a diferença entre esta acção e a intervenção do taliban Santos Silva “eu cá gosto é de malhar na direita, e gosto de malhar com especial prazer nos sujeitos e sujeitas que, de facto, se situam à direita do PS …”. Considero do mais fino recorte literário e educativo esta pérola vinda de um sujeito, professor(!) universitário, ex-ministro da Educação(!) e da Cultura(!). Também é muito irreverente este ministro, o zelador ideológico do governo. Trata-se, repito, de farinha do mesmo saco.
Mas será que esta gente não percebe que comportamentos deste tipo, só nos afastam da participação cívica? Desculpem a imodéstia, mas eu sou cuidadoso com as minhas companhias.

4 comentários:

Renato disse...

Caro Zé Morgado, concordo que as coisas, em termos de quadros políticos, podem não estar no seu melhor. Agora uma coisa é certa: os políticos saem hoje, como sempre saíram em toda a História, da sociedade onde o Zé e eu vivemos. E eles também. Logo, e atendendo às virtudes e defeitos humanos, diria que todos somos capazes de coisas boas e más. E os políticos também. O que me enoja em tudo isto é que a juventude de um partido que também mente e aldraba para chegar ao poder utilize este método hipócrita.

Unknown disse...

Humm
Como era o nome da farinha? Se não estou em erro era Amparo... Acho que com isto fica (quase) tudo dito!
Um abraço

Unknown disse...

Tive que voltar... é que depois de ter visto o cartaz, achei que sim senhor, o nariz até fica bem ao moço! E por isso... Também não me demarcaria (claro que eu posso não me demarcar)!!

Zé Morgado disse...

Companheiro Renato,

Como disse, é tudo farinha do mesmo saco, exactamente como você disse, do saco de onde nós saímos, mas menos enfarinhados