quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PERFILADOS DE MEDO

Os tempos vão feios. O lamentável episódio de Torres Vedras com a censura de imagens a utilizar no desfile carnavalesco é apenas mais um. Trata-se de malhar no que, de alguma forma, contrarie aquilo que o pessoal menor pensa que é desagradável para o chefe. É um dos sintomas mais perversos de regimes doentes, a existência de cabos de esquadra que, na ânsia de proteger com fidelidade canina o líder, acabam por tomar decisões que, certamente, envergonhariam … o líder. Estes cabos, que tanto podem mascarar-se de Delegados do Ministério Público, como de Directores Regionais de Educação, como de Ministros ou qualquer agente de autoridade, entendem que serviço público é serviço ao governo. Este policiamento censório de costumes, ideias ou discursos é perigoso.
Provavelmente, algumas vozes que nos últimos tempos têm referido, com alguma frequência, os medos que, de mansinho, se vão instalando na nossa sociedade merecem ser ouvidas com atenção. O José Mário Branco bem falou dos perfilados de medo, sem mais voz.

1 comentário:

Natália Bravo disse...

"e ordenou ao Conselho Executivo que convoque os professores para fazerem o desfile pelas ruas, amanhã à tarde" ... Espantoso!!! Que sorte eu não dar aulas em P. Coura!!! Será que os professores também têm que se mascarar, ou podem desfilar à civil? E têm que cantar, rir e dançar com as crianças? E se forem vestidos de preto, terão processos disciplinares? E carros alegóricos há? E o magalhães também vai? E os pais, estão a bater palmas nos passeios, todos contentes por estarem ainda empregados? E vão faltar aos seus empregos para verem o desfile? E depois escusam de brincar com os seus filhos no sábado, no domingo e na 3.ª feira por que os professores já o fizeram? Pois é! Ainda bem que esta DREN existe. É que assim, o carnaval é como e quando a DREN quiser!