quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

NÃO É O IDEAL, MAS É O CAMINHO

Não é o ideal, nunca é, nem sequer se sabe o que é o ideal. Tão pouco é o que em muitos países já se pratica em matéria de apoio à parentalidade. No entanto, creio que qualquer medida que aumente e proteja a proximidade entre pais e filhos nos primeiros meses de idade deve ser sublinhada positivamente. Nos tempos que correm, altamente competitivos, com níveis preocupantes de precariedade no trabalho, que coexistem com baixos índices de natalidade por, frequentemente, se tornar impossível conciliar carreira profissional e segurança no emprego com a maternidade ou paternidade, é, por esta via, também importante o estabelecimento de medidas que protejam a situação de pais e mães.
Como sempre, alguns virão clamar pela insuficiência. Também acho que ainda não chega, faz parte do caminho.
É também de registar a equiparação da situação de adopção à parentalidade para efeitos dos apoios agora definidos o que corrige uma desigualdade injusta e pouco favorável aos processos de adopção.

1 comentário:

Planetas - Bruno disse...

À procura do Grail das Medidas:
É recorrente ver a oposição desdenhar indiscriminadamente as medidas do Governo, sempre com o argumento de que não é a medida mais importante...que há assuntos mais sérios e prementes! É caso para perguntar: Faça Vexa o favor de anunciar qual é a medida milagrosa, a mais reveladora e importante, aquela que mudará os destinos deste País para sempre...?!