sábado, 22 de agosto de 2015

UM CURSO DE PROCURA DE EMPREGO

Num tempo que tem sido marcado por um estéril alarido sobre cartazes, uns porque as histórias que as pessoas contam não são dessas pessoas, outros porque as pessoas são ilustrações vinda de longe. Política pequenina de um Portugal dos Pequeninos.
Nada disto toca, evidentemente, no que é a vida das pessoas.
Há uns minutos e a propósito da notícia do abaixamento do número de desempregados registados nos Centros de Emprego, o jornal da RTP1 mostrou uma série de histórias, verdadeiras, creio, de pessoas, elas mesmo, que estão desempregadas há anos, já não têm subsídio de desemprego e não constam das estatísticas. O Ministro Mota Soares exulta.
Uma senhora, designer gráfica, 49 anos, desempregada e sem subsídio contou que foi convocada para realizar um Curso de Procura de Emprego. Pensei que não tinha percebido mas pela continuação foi isso mesmo que aconteceu. Tirou um curso de como procurar emprego.
A Senhora terminou a história afirmando que se sentiu ofendida. 
Na verdade, perdeu o emprego, retiraram-lhe o subsídio que lhe permitia a sobrevivência, retiraram-na da estatística, passou a ser ninguém, não precisavam de lhe roubar a dignidade.
Que cartaz dará esta história de Vida?

Sem comentários: