quarta-feira, 26 de agosto de 2015

EXPLIQUEM-ME MUITO DEVAGARINHO A DIFERENÇA

Dois factos.
Facto 1. O Governo decideprivatizar a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e o Metro do Porto por ajuste directo, em 12 dias, sublinho, POR AJUSTE DIRECTO EM 12 DIAS, alegando “interesse público relevante”.
Facto 2. O Ministro Nuno Crato anunciou na semana passada que em Outubro ou Novembro será lançado um concurso internacional, sublinho EM OUTUBRO OU NOVEMBRO SERÁ LANÇADO UM CONCURSO INTERNACIONAL, para realização de obras de recuperação do edifício do Conservatório Nacional que tem há anos salas fechadas, está muitíssimo degradado impedindo o normal funcionamento de actividades.
Expliquem-me, muito devagarinho, esta diferença.
A recuperação de um edifício onde decorrem actividades educativas e de formação de caracter único e de enorme relevo vai a concurso internacional daqui a meses e não é considerada de “interesse público relevante”.
A entrega do Metro e dos STCP do Porto a privados, que já se adivinham, é passível de ser realizada no tempo recorde de 13 dias, por ajuste directo, e, evidentemente dada a pressa, em condições negativas para o “interesse público”.
Trata-se na verdade de um despudor sem fim na forma como se promovem interesses privados e se descura o interesse público em nome de uma habilidade jurídica designada por “interesse público relevante” que mais não é que uma fórmula manhosa para dar cobertura a estes actos de (má) gestão política.
Como diria Sá de Miranda, "M'espanto às vezes, outras m'avergonho".

Sem comentários: