quinta-feira, 20 de agosto de 2015

DA DESINFORMAÇÃO

O que é que Maria de Belém tem? (teorias da conspiração)
É assim o trabalho dos "fazedores de opinião", torturar e manipular factos que sustentem a suas teses que por sua vez devem "formatar" a opinião dos leitores/espectadores/ouvintes.
Como não podia deixar de ser tal trabalho não é neutro, obedece a agendas, umas mais explícitas outras nem tanto.
O texto de Henrique Monteiro no Expresso em que compara a existência das candidaturas de Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém e o PS com a campanha de há décadas que envolveu Salgado Zenha e Mário Soares é apenas mais um bom exemplo deste trabalho consistente e persistente de desinformação e manipulação. Na verdade, as circunstâncias históricas, as personalidades envolvidas e o seu papel cívico tornam completamente desajustada qualquer comparação.
Ainda estamos longe mas torna-se claro que Sampaio da Nóvoa terá uma batalha árdua pela frente, a sua candidatura não funciona dentro da caixa e os "fazedores de opinião" vão fazendo o seu trabalho.
É mais uma prova da oportunidade e necessidade de um outro pensamento, de uma outra visão na Presidência da República.
Será difícil mas pode ser possível.

1 comentário:

António Veiga disse...

Henrique Monteiro é mais um jornalista arregimentado apoiante da coligação agora no poder.
Além do que escreve, vem para as televisões, fazer a cabeça dos teleespectadores.
Enfim, é mais um contentinho da vida e o tata-rila da comunicação social.
Claro que como pessoa tem direito à sua opinião mas como jornalista devia ser mais contido, para não ser acusado de ser um agente da desinformação, o que me parece ser a realidade.