quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MAIS ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR

Apesar de longe a inquietude mantém-se.
Segundo a imprensa e ainda antes de terminar o prazo o número de estudantes que já procederam à sua candidatura ao ensino superior subiu 11% relativamente ao ano passado. Trata-se de uma boa notícia.
Alguns especialistas entendem que a subida se deverá a maior sucesso no ensino secundário, a melhoria na condição económica de algumas famílias e ao aumento de confiança na formação superior.
Na verdade e contrariamente ao muitas vezes se entende Portugal, as famílias portuguesas enfrentam um dos mais caros sistemas de ensino superior da UE e da OCDE. 
Por outro lado, tem vindo a instalar-se a perigosa e falsa ideia de que "somos um país de doutores". De facto temos uma das mais baixas taxas de pessoas com formação superior entre os países da OCDE e somos também um dos países em que considerando o estatuto salarial médio mais compensa adquirir formação de nível superior.
Aliás, não cumpriremos certamente o objectivo de formação superior estabelecido na UE para 2020 mesmo com a ajuda da "meia licenciatura" recentemente criada.
Neste quadro, saber que está a aumentar o número de estudantes que pretende frequentar o ensino superior é mesmo uma boa notícia.
PS - Confirma-se que a subida foi de quase 14% superior à do ano passado e o número de candidatos é o mais alto desde 2010.

Sem comentários: