segunda-feira, 17 de agosto de 2015

POLÍTICA "BY THE BOOK" E COM OS ÂNIMOS LEVANTADOS

O Ministro Nuno Crato, como homem inteligente que é, mostrou desde o início do mandato uma enorme capacidade de aprendizagem das manhas dos discursos e comportamentos políticos.
Uma permanente negação da realidade, um discurso demagógico e cheio de referências que "vendem" bem como rigor, excelência, exigência, etc., a desvalorização ou branqueamento da incompetência de decisões e procedimentos, por exemplo, são dimensões recorrentes da actuação do MEC.
De acordo com os manuais da governança política, em período pré-eleitoral e apesar de um "que se lixem as eleições" proclamado pelo Primeiro-ministro espera-se uma dose acrescida de promessas e realizações não consideradas ao longo do mandato. O Ministro Nuno Crato leu e aprendeu a cartilha.
Hoje foi anunciada a disponibilidade para a reabilitação e requalificação de 130 escolas, com verbas comunitárias é claro, mas também dos orçamentos autárquicos e do Estado.
Não está, evidentemente, em causa a necessidade da requalificação do parque escolar, existem milhares de alunos com aulas em contentores e em espaços degradados há anos. Á "festa" em muitos casos excessiva e desadequada da Parque Escolar de Maria de Lourdes Rodrigues sucedeu-se a quase inacção de Nuno Crato nesta matéria.
Até que chegam as eleições e o financiamento surge, é milagres senhores.
Também hoje Nuno Crato anunciou que o ano lectivo irá arrancar com toda a normalidade e toda gente "com os ânimos levantados".
Se considerarmos o significado estranho que o Ministro atribui à palavra normalidade e com o que se vai sabendo dos processos de concurso e colocação de professores, a Provedoria de Justiça recomendou ao MEC que aceitasse novas candidaturas de professores que foram prejudicados no último processo, por exemplo,  ... talvez ainda não seja desta que teremos um ano lectivo com um começo sem sobressaltos e com normalidade, no sentido que a generalidade das pessoas atribui ao termo, é claro.
Também gostava de me sentir "com os ânimos levantados" mas ... 

Sem comentários: