quarta-feira, 10 de junho de 2015

QUAL É A PRESSA? AS AULAS SÓ COMEÇAM LÁ PARA SETEMBRO

Ao que dizem, este atraso pode implicar algumas dificuldades na organização atempada das escolas para um arranque tranquilo das actividades escolares.
As escolas queixam-se de desconhecer aspectos como número de alunos por turma e de turmas, a oferta educativa ou o serviço docente, dimensões irrelevantes como se percebe, e que à luz do seu particular entendimento de autonomia o MEC centraliza.
No entanto, olhando para o calendário vemos que ainda falta imenso tempo para o início das aulas que apenas começarão bastante lá mais para frente, no princípio de Setembro.
As direcções de escolas e agrupamentos têm tempo mais do que suficiente para preparar o ano lectivo.
Recordam-se como no ano passado toda a gente se mostrou preocupada com os atrasos, designadamente na colocação de professores, e tudo decorreu tão bem, sem sobressaltos, com normalidade, como sempre, aliás.
Neste cenário, não consigo entender a preocupação que alguns expressam. Como diria uma conhecida figura da nossa praça, "Qual é a pressa? Sim, qual é a pressa?"
Na verdade e mais a sério, a repetição anual desta situação sob a responsabilidade de uma equipa que pauta o seu discurso por referências constantes ao rigor, à qualidade, à exigência seria uma anedota se não representasse um patamar de incompetência e desrespeito pelas escolas, pelos directores, professores e famílias que não conhece limites.
É evidente que o MEC, numa já pouco saudável relação com a realidade virá, pela enésima vez afirmar que tudo está e irá decorrer dentro da normalidade.
No entanto, ao fim deste tempo todo já estou quase convencido de que Nuno Crato terá mesmo razão e muitos de nós estaremos enganados, a incompetência, o desrespeito,  a demagogia passaram a ser a normalidade, portanto, está tudo bem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nuno Crato não sabe o que é uma escola. Nuno Crato assina despachos de sub secretários, secretários e adjuntos de adjuntos e do pessoal do JNE e mais do IAVE.

Nuno Crato é um "mito urbano"

Como, ao que consta, viaja muito,se calhar é mais um "mito internacional" ou um mítico ministro da Ed. e da Ciência.

Zé Morgado disse...

Tornar-se-á um mítico Ministro do Ensino e dos Exames pelas piores razões