domingo, 28 de junho de 2015

AS FEIRAS MEDIEVAIS

Chegou o Verão e aí está um dos produtos da época e que tem vindo a conquistar adeptos e organizadores, as feiras medievais.
Durante os próximos tempos teremos uma oferta de feiras medievais por todo o país, das mais modestas às mais produzidas com inúmeros figurantes e actividades, da Idade Média, claro.
Não há concelho que não realize a sua feira medieval. Gostava de perceber a razão desta emergente apetência pela recriação dos ambientes medievais e a renhida competição entre as autarquias pela melhor feira medieval. E porquê medieval e não pré-histórica, ou estilo século XIX?
As imagens que frequentemente as televisões passarão a fechar noticiários vão certamente mostrar os incontornáveis e esforçados cavaleiros e donzelas, artesãos e nobres de ar compenetrado, além de outros imensos e empenhadíssimos personagens a viverem a sua feira medieval. 
Recordo até um episódio de um participante habitual que tinha adquirido propositadamente um burro, ou burra não me lembro, para a qual não tinha instalações mas que com a ajuda de vizinhos e familiares lá se desenrascava para manter o burro que leva às feiras medievais. Um militante das feiras medievais.

De facto, não consigo entender esta moda das feiras medievais. Será devida à nostalgia do passado que de vez em quando nos atinge, ou a alguma estranha premonição dos riscos do futuro, uma espécie de “back to basis”?

Sem comentários: