terça-feira, 2 de junho de 2015

DE PEQUENINO É QUE SE APRENDE O MOTIM

Como se sabe é importante preparas crianças para o futuro e uma das formas é proporcionar-lhes experiências de aprendizagem significativas, funcionais e motivadores.
Assim, certamente com a melhor das intenções formadoras, a PSP de Portalegre dividiu um grupo de crianças que aparentam frequentar a educação pré-escolar e dividiu-as em dois grupos. Um equipado com capacete e escudo resistia ao ataque do outro grupo, agitadores ou manifestantes presumo, que atirava bolas de papel simulando pedras. Faltou um toque de realismo.
Na verdade, não simpatizo com discursos fundamentalistas sobre os efeitos devastadores que a experiência terá para as crianças. As crianças são inteligentes e acomodarão o episódio sem grande agitação.
A questão que se me coloca é a decisão dos adultos envolvidos no tendo de proporcionar experiências deste tipo aos miúdos. Foi, aliás, este o sentido genérico de um comentário que o Público me solicitou.
Não será assim que se familiarizam com a acção e funções da polícia, os jogos de “guerra” fazendo parte dos arsenal de desenvolvimento dos miúdos não devem, do meu ponto de vista, ter esta chancela legitimadora por parte dos adultos.
De resto, este disparate, não passa disso mesmo, um disparate.
Talvez seja de reflectir mais na visão que a própria PSP entendeu passar do que será o seu “trabalho”.

Sem comentários: