sábado, 20 de junho de 2015

FAZ CALOR NO ALENTEJO. A SÉRIO?!

Estamos nos primeiros dias de calor bravo aqui pelo Meu Alentejo. Já começaram os alertas e não tardarão, certamente, as incontornáveis e patéticas reportagens sobre o modo como os alentejanos lidam com o calor, tal como surgem nos dias de frio com o pessoal de Trás-os-Montes.
Há pouco comentava com o Mestre Zé Marrafa o calor e os avisos que o anunciavam.
O Velho Marrafa lá me disse, eu acho que para me agradar, que achava que embora estivesse calor, o problema é mais à noite quendo ao fim de muitos dias de calor as casas já não arrefecem. De dia anda-se na lida e "não tem dúvida", expressão peculiar no Alentejo.
Numa de indivíduo atento e informado introduzi na conversa a recorrente informação sobre os alertas e respectivas cores com que somos bombardeados, neste caso devido ao calor.
O Velho Marrafa, por simpatia e generosidade alentejanas, não disse o que lhe terá passado pela cabeça, certamente qualquer coisa como "tão sempre a inventar molengas", foi mais comedido e considerou engraçado essa "coisa dos alertas". Então, dizia ele, estão a avisar-nos que faz calor no Alentejo, estamos no Verão queriam o quê? O Alentejo sempre teve calor no Verão, uns dias mais ásperos que outros, mas sempre quentes. A gente lida com o calor, anda mais coberto e bebe mais água. Deviam avisar a gente, continuava o Mestre, era se viesse aí frio agora em Junho, que a gente ainda se constipava, e ria-se com aqueles olhos pequeninos pretos debaixo da pala do boné, a boina como ele lhe chama, que lhe protege a cabeça do calor, é claro.
Comecei a pensar e realmente não parece haver nada de novo que justifique um alerta, é Verão e está calor no Meu Alentejo.
É assim, sempre foi.
E lá fui acabar de dar uma limpeza nos piricantos que compôem um canto na vedação do Monte, mas está mesmo calor.

Sem comentários: