terça-feira, 23 de junho de 2015

UMA MANHÃ DIFERENTE

Hoje tocou-me uma manhã bem diferente. Começou por responder a um convite para participar na rubrica Revista de Imprensa no Jornal das 10 na SIC Notícias.
Meia hora para ler os jornais do dia e escolher algumas referências para conversar.
Decidi-me por começar por referir a probabilidade anunciada de um acordo entre os credores, acho interessante esta terminologia, e a Grécia embora não se saiba com que preço e efeitos.
No que respeita mais especificamente à nossa realidade não pude deixar de comentar o abaixamento do número de desempregados que recebem subsídio de desemprego, o valor mais baixo desde 2006, e o abaixamento do valor médio e da duração do atribuição do apoio. Acresce que cerca de 50% dos desempregados não têm subsídio. Como ontem aqui escrevia, a gente (sobre)vive de quê?
Nesta altura, como não podia deixar de ser num dia em que se realiza  o exame de Matemática do 12º, uma referência aos exames e de como eles se tornaram o tudo na vida de alunos, professsores e escolas. É positivo que assim seja? Há riscos? O sistema melhora? Questões que, entre muitas outras, merecem reflexão.
Uma chamada de atenção ainda sobre o clima de instabilidade que permanentemente se vive na justiça, agora os magistrados cortaram relações com a ministra, e os danos que isso causa na representação dos cidadãos sobre a justiça, uma das dimensões mais importantes da qualidade da vida cívica e da democracia.
Finalmente, um minuto sobre a notícia relativa à regulamentação da profissão de ama para sublinhar a importância da qualidade dos serviços para a infância e da necessidade urgente de respostas para as crianças mais pequenas que sejam acessíveis, existam e próximas, acessíveis aos rendimentos das famílias e que sejam de qualidade e não depósitos de crianças muitas vezes clandestinos. Esta existência seria certamente um bom contributo para a promoção da natalidade.
Logo a seguir atravesso a cidade, obrigado à minha moto, para participar na manhã informativa da RTP Informação. Para não variar uma conversa sobre os exames na qual procurei apresentar um conjunto de ideias que frequentemente aqui tenho partilhado.
Digam lá se não foi uma manhã diferente.
Para quem possa ter alguma curiosidade partilharei os vídeos quando os tiver.

Sem comentários: