domingo, 14 de junho de 2015

DOS EXAMES E A ENTREVISTA DO PRESIDENTE DO IAVE


Senhor Presidente do IAVE seja bem vindo ao grupo dos que não estão convencidos de que os exames, só por existirem, melhoram a qualidade do trabalho de alunos e professores ou mesmo os resultados escolares, de que não podem ser o tudo na vida das escolas, sobretudo nos anos em que se realizam.
Não tenho nenhum princípio fundamentalista contra os exames, embora no 1º ciclo me pareçam dispensáveis, as provas aferidas cumpriam o papel de regulador do sistema. No entanto, entender que os exames, quanto mais melhor, só por existirem são fonte de qualidade, parece decorrer da estranha convicção de que se medir muitas vezes a febre, esta irá baixar o que é, no mínimo, ingénuo.
Como tantas vezes afirmo, a qualidade promove-se, é certo e deve sublinhar-se, com a avaliação rigorosa e regular das aprendizagens, naturalmente, mas também com a avaliação do trabalho dos professores, com a definição de currículos adequados e de vias diferenciadas de percurso educativo para os alunos sempre com a finalidade de promover qualificação profissional, com a estruturação de dispositivos de apoio a alunos e professores eficazes e suficientes, com a definição de políticas educativas que sustentem um quadro normativo simples e coerente e modelos adequados de organização e funcionamento das escolas, com a definição de objectivos de curto e médio prazo, etc.
Parece de recordar que o Relatório da OCDE de 2012 “Reviews of Evaluation and Assessment in Education” relativo a Portugal, citei-o neste espaço, referia uma excessiva centração da avaliação na dimensão sumativa. Como muitas vezes tenho referido, não creio que mais exames, só por si, fomentem qualidade, tal como o Relatório da OCDE e agora o Presidente do IAVE reconhecem.
No entanto, contrariamente à afirmação do Presidente do IAVE a pressão e as práticas que se observam nas escolas, todo o trabalho definido em função da preparação para exames, não é da responsabilidade exclusiva de professores e pais mas da cultura política instalada pelo MEC, a examocracia, os exames são o tudo da vida da escola. Aliás, os exames constituem-se, do meu ponto de vista, como uma arma privilegiada da gestão política do universo da educação. Sempre o foram.
O mesmo Relatório da OCDE afirma a importância de um modelo de ensino centrado no aluno e em que este seja envolvido no planeamento e organização do trabalho. O Professor Nuno Crato vai certamente achar uma ideia muito “eduquesa”, os alunos estão na escola para trabalhar, para aprender e para fazer exames não para esta deriva construtivista de se envolverem no processo de ensino e aprendizagem. Aliás, curiosamente, este tipo de princípio é um dos eixos centrais da reforma que o sistema de educação finlandês está a lançar para 2016.
Tenho, finalmente, uma enorme curiosidade sobre o que poderá ser a reacção ou leitura de Nuno Crato a esta entrevista do Presidente do IAVE.

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante, a entrevista. Talvez sob pressão de eleições legislativas....

Agora, sempre tive esta dúvida:

"a importância de um modelo de ensino centrado no aluno e em que este seja envolvido no planeamento e organização do trabalho"

Talvez devido a tanta volta e reviravolta das políticas educativas e dos processos de ensino-aprendizagem, o que é que isto quer dizer, Zé Morgado?

Sinceramente, já não sei. Pior, só sei que nada sei.

Zé Morgado disse...

Um telegrama. É claro que os discursos em Ciências da Educação sobre os mesmos termos ou ideias são de uma latitude que eu diria (quase) "cada cabeça, cada sentença". Sabendo isto e a propósito da frase que refere, de há muito que defendo que um eixo central da educação e da aprendizagem é a autonomia, em qualquer idade, desde o berço. Também sou professor e não abdico da minha função de ensino mas acredito que se o aluno se organizar eficazmente, se estiver motivado, se os currículos forem mais abertos e menos prescritivos (sempre a velha Finlândia), se tivermos uma avaliação que não sobrevalorize produtos em detrimento de processos, a coisa tem condições para correr melhor. Para isso também concorre a política educativa adequada e não uma política contabilística, número de alunos por turma ajustado aos contextos, autonomia da escola e dos professores, (o MEC não confia nem numas nem noutros), dispositivos de apoio adequados, oportunos e competentes, etc. Finalmente, o que não acontece não é uma fatalidade, como diriam os Trovante "fizeram os dias assim". Não têm que ser assim.

Anónimo disse...

O meu receio é que se passe da PAIDEIA e da ESCOLA ABERTA para os PRODUTOS e vice-versa, em constante movimento circular, sem que nada seja verdadeiramente analisado antes de ser implementado. Na Educação, nas políticas educativas, não há espaço para análise. Implementa-se e "desimplementa-se" mais rapidamente do que se muda o edredão da cama.

E isto aborrece. Os meus filhos têm ano e meio de diferença de idade e tiveram programas, cargas horárias, etc, diferentes.

Ano e meio de diferença de idade!

Zé Morgado disse...

Como já escrevi noutro comentário, a deriva das agendas, das várias agendas