sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O PORCO PRETO DE AVIÁRIO, PERDÃO, DE "PORCÁRIO"


No últimos anos é notória uma apetência significativa pelo consumo dos diferentes produtos do famoso porco preto alentejano, instalando-se, uma verdadeira moda gastronómica com uma oferta presente em tudo quanto é restauração e supermercado.
Como não podia deixar de ser esta subida exponencial do consumo levanta questões relativas à capacidade de produção. De acordo com a Associação Nacional do Porco Alentejano, existem fortes suspeitas de "contrafacção" e de venda de porco preto alentejano que terá alguma coisa de preto e de alentejano mas também de outras raças, ou seja, é um produto "martelado", por assim dizer.
Ao ler esta notícia sobre a preocupação da Associação de criadores recordei um texto de 2007, época de plena expansão do consumo da carne, enchidos e presunto do porco preto.
Na verdade e na altura, o Velho Marrafa esclareceu-me sobre um mistério que não percebia. Estando na moda a criação de porco preto em herdades alentejanas em parceria com os espanhóis, mas não só, fazia-me um bocado de confusão ver os porcos em engorda intensiva com rações e farinhas e depois de algum tempo de engorda  serem consumidos ou transformados, criando, entre outros produtos, o famoso presunto de porco ibérico. O consumidor compra, assim, porco que acredita ser de montado mas, de facto, é criado em “porcário” não desconfiando que as azinheiras não dão bolota todo o ano, mas que as fábricas fornecem farinhas todos os dias.
A questão é que o licenciamento para a criação de porcos, pressupõe a existência de uma área compatível com o número e necessidades de mobilidade dos animais, área de montado, e ninguém controla se eles estão fechados às centenas em espaços mínimos e em engorda intensiva.
Como alerta a Associação de criadores, estarão a ser comercializados carne e outros produtos que, apesar de serem vendidos como sendo de porco preto alentejano e criado em montado, é material contrafeito, são misturas de diferentes raças e criados em "porcário".

Sem comentários: