terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

GOSTAVA DE TE ADICIONAR COMO AMIGO

Hoje assinalam-se 10 anos sobre a criação da rede social Facebook. Ao que os estudos referem, em Portugal cerca de 77% dos utilizadores da net estão ligados no Facebook e cerca de 2/3 dos utilizadores têm pelo menos 200 amigos. É obra.
Estes indicadores vêm ao encontro da minha experiência, aliás estimulante. Na verdade, é entusiasmante a quantidade de pessoas que se me dirigem convidando-me para amigo e propondo-me a integração numa rede social. De facto, numa época em que nos referimos, aqui no Atenta Inquietude tenho-o feito com frequência, ao isolamento em que muita gente parece estar, surpreende-me a disponibilidade solidária com que tanta gente encara o risco de eu estar sem, ou com poucos amigos. A surpresa é tanto maior quando verifico que um número significativo dos convites vem de pessoas que não tenho ideia de conhecer de lado algum.
Já pensei que será gente que assumiu uma espécie de missão em regime de voluntariado na qual se empenham em oferecer amizade a eventuais necessitados. É bonito e cria uma ilusão de esperança na humanidade, afinal as pessoas continuam a empenhar-se na relação com o outro e a preocupar-se com a amizade.
Por outro lado, uma das fórmulas divulgadas "gostava de te adicionar como amigo" é particularmente feliz, eu acho. A ideia de ir somando amigos, chegando a centenas ou, quem sabe, a milhares, permite sonhos de popularidade e amizade nunca antes imaginados. Estou completamente rendido.
Por favor, não desistam de enviar a toda a gente, a mim também, as fantásticas mensagens que contêm os criativos e solidários "gostava de te adicionar como amigo" ou "tituxa enviou-te um Pedido de Amizade" ou até mesmo algumas mais “aconchegantes” que começam com qualquer coisa como “Meu bem, me chamo … e quero muito te conhecer”. Um mundo assim, é um mundo diferente.
Bem-haja pela atenção.