domingo, 16 de fevereiro de 2014

O RAPAZ QUE NÃO SABIA LER

Era uma vez um Jovem. Não era um jovem como os outros. Tinha, diziam, uma deficiência mental. O Jovem em todo o tempo que andou na escola nunca aprendeu a ler, ou nunca lhe ensinaram, ou ainda, nunca terá perdido o medo de aprender. Talvez até seja melhor aceitar que tem uma deficiência pois, como toda a gente sabe, ou acha que sabe, ou acredita, os deficientes não aprendem a ler. 
O Jovem gostava muito de fazer bonecos com material que encontrava como cartão e embalagens de plástico. E fazia coisas bem giras, eu vi algumas, mas o que ele adorava mesmo era estar com os miúdos de um ATL a ensinar-lhes a fazer os seus bonecos. Aí era um Professor. 
Um dia o Jovem ia a passear com uma Professora e quando passavam ao pé de uma biblioteca o Jovem disse que às vezes ia lá mas não sabia ler. “Vês as ilustrações dos livros”, comentou a Professora.
“Professora, eu não sei ler mas sei imaginar”, disse o Jovem que fazia bonecos espantosos, ensinava os pequenos e não sabia ler.

3 comentários:

Manuela Matos disse...

Bem bonito este texto e bem real!

abraço e boa semana

Ana disse...

Há quase 30 anos tive um aluno cego (de nascença). Acompanhava as aulas com normalidade, escrevendo na sua máquina de "braille" que uma técnica traduzia para mim e vice-versa. Quando eu mostrava alguma imagem, tinha a preocupação de a descrever, para ele poder imaginar. Frequentemente ele dizia-me: "Professora, não diga mais. Eu já estou a ver o resto."
Por vezes, pedia-lhe para descrever o resto e ele fazia-o na perfeição, mesmo quando não se via tudo quanto ele imaginava. Era muito interessante!

Zé Morgado disse...

Uma história mais bonita que a minha. A minha não acabou bem.