quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

GOVERNO PRESSIONA CONSELHO DE CIÊNCIA ...

... para não divulgar críticas à política de cortes brutais nas bolsas de investigação, de doutoramento e pós-doutoramento ou a sugestão de realizar uma auditoria externa à FCT, entre outras considerações produzidas pelo Conselho de Ciência sobre a actual política (?) de ciência e investigação. 
Ainda no Expresso regista-se a reacção de Passos Coelho à posição do Conselho de Ciência afirmando, de novo, um entendimento da investigação como a criação de "produtos, marcas e serviços", ou seja, um eco da visão de Ministro da Economia, Pires de Lima, com um implícito e absoluto desprezo pelas ciências sociais e por uma tão aflitiva quanto ignorante visão do papel da ciência e da investigação, no sentido global, evidentemente, no desenvolvimento das comunidades.

PS - Em posição hoje divulgada, o Conselho de Laboratórios Associados retoma as preocupações do Conselho de Ciência que foi pressionado no sentido de não as tornar públicas e contesta veementemente as mais recentes afirmações do Primeiro-ministro sobre a investigação realizada em Portugal.

Sem comentários: