terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A GUINÉ EQUATORIAL NA CPLP. Muchas gracias

Ao que se lê no I, a Guiné Equatorial está próxima de integrar a Comunidade Países de Língua Portuguesa embora o Dr. Machete, Ministro dos Estrangeiros, não dê uma resposta clara.
É curioso, a não ser que seja por "honoris causa" de que se não vislumbra a razão, não percebo muito bem como um país que tem como língua oficial o castelhano, foi uma antiga colónia de Espanha, vai administrativamente mudar a sua língua oficial e passar a falar português para integrar a CPLP. 
É ainda reconhecido o regime ditatorial, cleptocrata, e corrupto que a governa, a miséria brutal em que vive a esmagadora maioria do seu povo, pena de morte em vigor, etc. e, sobretudo, como esta adesão, um "final feliz" como lhe chama  o Secretário de Estado Campos Ferreira, poderá ser um favor ao regime que lave a sua imagem e isolamento na comunidade internacional.
É certo que a CPLP corre também o risco de se transformar em Comunidade dos Países de Língua Acordesa, mas a entrada de um país de língua castelhana ou, uma nova variante transitória, o "conhecido portunhol" é algo de estranho.
Não tem nada a ver com este processo, evidentemente, mas a Guiné Equatorial é o terceiro maior produtor de petróleo da África subsariana.

Sem comentários: