segunda-feira, 29 de abril de 2013

OS ATRASOS NOS SALÁRIOS EM ATRASO

O novo Inspector-geral do Trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho defende a criminalização dos empregadores responsáveis por salários em atraso, situação que classifica como uma "originalidade portuguesa". Mais uma, acrescento eu.
Esta drama, salários em atraso, para além do desemprego e dos cortes nas prestações sociais, representa uma das mais fortes ameaças às condições básicas de qualidade de vida e dignidade enfrentadas pelas famílias.
No Ministério da Solidariedade e Segurança Social existe o Fundo de Garantia Salarial justamente para minimizar os efeitos dos salários em atraso. Há poucos dias foram divulgados dados reportando que face ao aumento de pedidos, 42% de 2011 para 2012, o Fundo demora cerca de um ano a iniciar a análise dos processos. No entanto, de acordo com o Provedor de Justiça o prazo está perto dos dois anos. Ao que parece, o Ministério encara o aumento dos recursos para agilizar a análise de processos e disponibilização de compensões.
Talvez o Inspector-geral do Trabalho devesse propor a criminalização do atraso da administração na resposta que lhe compete às pessoas que têm salários em atraso. Este tipo de ineficácia e incompetência institucional também deverão integrar o leque das "originalidades portuguesas".
Como um ou dois anos de espera, sem salário e sem subsídios pois formalmente estão empregados, coloca-se uma inquietante questão.
Estes milhares de pessoas e as suas famílias vivem de quê?
Da espera? Não, da desesperança que mata devagarinho.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Entidades patronais que se atrasem, 2,3 meses, no pagamento dos salários aos seus empregados, de imediato deviam ter todo património e contas bancárias congeladas.
Apenas em comprovada ausência de património ou insufeciência liquidez monetária os empregados seriam imediatamente canalizados para o Fundo de Garantia Salarial, que por sua vez teria que ser célere na atribuição das respectivas compensações.

Os atrasos salariais caiam drasticamente.


VIVA!

NÃO ACREDITAM?!