terça-feira, 30 de abril de 2013

A HISTÓRIA DO PERGUNTADOR

Era uma vez um homem chamado Perguntador. Desde muito cedo revelou uma estranha forma de falar. Na maioria das vezes, apenas fazia perguntas, raramente afirmava, e a qualquer resposta continuava a perguntar.
As pessoas admiravam-se e ficavam embaraçadas com tal estilo. Algumas, mais generosas, achavam que o Perguntador era um chato curioso, outras que tinha uma espécie de tique no discurso, quase só recorria a perguntas, outras ainda, professores, por exemplo, achavam que o Perguntador os queria desafiar e não reagiam muito bem.
Claro que como o comportamento gera comportamento, quanto mais as pessoas reagiam, mais perguntas o Perguntador colocava, o que ainda mais exasperava as pessoas.
Quando mais crescido, contrariando a ideia de que a idade nos muda, o Perguntador mais perguntava. As suas dúvidas, inquietações, curiosidade, vontade de entender as pessoas e a vida, levavam-no a colocar cada vez mais perguntas.
Curiosamente, não mudando o Perguntador, mudaram as pessoas, calavam-se, não prestavam atenção e, por fim, ignoravam completamente o Perguntador. Como sabem, as pessoas não gostam lá muito de perguntas.
Nem assim o Perguntador mudou. Começou a fazer perguntas para dentro, tornou-se escritor de poemas. Continua sem respostas. Mas não desistiu de perguntar, o Perguntador.

Sem comentários: