sexta-feira, 22 de março de 2013

O MEC EM MODO UCP - Unidades de Corte de Professores

Horas depois do Secretário de Estado, Casanova de Almeida, ter apresentado um mapa de Quadros de Zona Pedagógica com sete zonas e desdizer o que ele e o Ministro Crato têm vindo a afirmar sucessivamente sobre a colocação de professores em mobilidade especial, o MEC apresenta hoje uma nova proposta agora com 10 quadros de zona pedagógica. Poderia ser estranho se não fosse habitual tamanha “flexibilidade” de discursos e procedimentos. A razão será, evidentemente, tão boa quanto a primeira versão, ou seja, terá a sua tradução em Unidades de Corte de Professores a unidade de medida das políticas educativas.
A medida é coerente com boa parte da PEC - Política Educativa em curso que aparenta como grande missão baixar os custos da educação, sobretudo à custa dos professores. Assim sendo, tudo o que é pensado em termos de política educativa é calculado em UCPs – Unidades de Corte em Professores. É o caso dos mega-agrupamentos, da espécie de reforma curricular realizada, do aumento do número de alunos por turma, do processo de colocação, etc.
Além do mais, estas estratégias são desenvolvidas de forma manhosa, anuncia-se uma coisa e faz-se outra com justificações que embaraçam a inteligência.
Se o MEC praticasse nos gabinetes de decisão a sua poção mágica, os exames, o chumbo desta gente era garantido. No entanto, dada a existência do sistema dual, poderiam sempre dedicar-se a aprender uma profissão, pasteleiro, talhante ou voltar ao campo e à lavoura.

Sem comentários: