segunda-feira, 25 de março de 2013

CORPO EM ESTADO INTERESSANTE, VENDE-SE: Motivo: sobrevivência

Segundo o Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos VIH/SIDA tem-se verificado um aumento do trabalho sexual com riscos acrescidos relativamente à incidência do VIH.
O aumento da prostituição, uma consequência, mais uma entre muitas, da crise, já tem sido referenciado na comunicação social. Em vários trabalhos têm surgido depoimentos de mulheres afirmando que o recurso à prostituição é uma questão de sobrevivência, relatando situações de desemprego e necessidades familiares, incluindo filhos.
Ainda não há muito tempo as instituições que compõem a Rede sobre o Trabalho Sexual também referiram um aumento do número de mulheres portuguesas que se prostituem sendo que o Algarve se está a tornar também um destino de turismo sexual.
Este quadro é elucidativo e mostra alguns dos efeitos trágicos dos tempos que vivemos. É conhecido que mais de metade dos desempregados não tem acesso ao subsídio de desemprego. As pessoas vivem de quê, sustentam-se e sustentam os seus, como?
Na verdade, não é a primeira referência que surge nos últimos tempos relativa ao aumento de mulheres que se prostituem como forma de sobrevivência pessoal e de suporte a filhos e família. Muitas fazem-no em situações particularmente degradantes, ainda que o sejam sempre, sujeitas a tudo e mais alguma coisa, na beira da estrada, vivendo a miséria humana no que tem de mais feio, a venda de si mesmo, o único bem que possuem, o corpo, sendo que, algumas, provavelmente nem do seu corpo serão soberanas.
Neste cenário, os riscos para a saúde própria e de terceiros serão certamente considerados secundários.

Sem comentários: