domingo, 31 de março de 2013

O TRAJECTO INDIVIDUAL DE CADA ALUNO

A Câmara de Odemira vai lançar um projecto de acompanhamento individual do trajecto educativo de cada aluno desde o início.
Parece interessante a ideia do ponto de vista de um Concelho e como forma de monitorizar resultados e processos do sistema educativo em qualquer patamar, individual, local, regional ou nacional, mas este acompanhamento é suposto acontecer em qualquer escola ou agrupamento.
Este acompanhamento de proximidade, por assim dizer, é a única forma de desencadear em tempo oportuno dispostivos de apoio a eventuais dificuldades de alunos ou professores. Será bem mais eficaz do que avaliar obsessivamente as aprendizagens através de exames sucessivos que enviesam processos pela hipervalorização de resultados.
Coloca-se no, entanto, uma questão fundamental decorrente da PEC- Política Educativa em Curso,  que é saber se as escolas e agrupamentos, de Odemira ou de qualquer outra área, terão os recursos e os modelos de organização e funcionamento, a variável número de alunos por turma e professores de apoio são apenas exemplos, para que deste acompanhamento indivual resultem, de facto, melhorias na qualidade do trabalho de alunos e professores.


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