segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

E UM ABAIXO-ASSINADO EXPLICATIVO PARA OS PAIS?

Dentro da estratégia de contestação definida pela Plataforma Sindical e numa lógica guinessiana, temos agora o maior abaixo-assinado já produzido por professores. Não tenho nada contra, trata-se apenas da opinião de um cidadão interessado nestas matérias, e acho que pode representar perante o ME mais uma tomada de posição expressiva por parte da classe docente face aos problemas em discussão. Já aqui tenho dito, e basta estar atento aos comentários que se ouvem na rua ou em fóruns da imprensa on-line, o cidadão comum parece-me mal informado acerca das razões que assistem aos professores, para além, como já referi, da luta política presente num terreno tão apetecível como a educação. Também tenho para mim que havendo responsabilidades da comunicação social no tratamento à comunicação vinda dos professores, entendo ainda assim que os seus líderes não parecem ter a preocupação objectiva de que o cidadão comum entenda as verdadeiras questões em jogo, por exemplo, parte da opinião pública pensará, creio, que os professores não querem ser avaliados, e as intervenções dos lideres da Plataforma parecem-me pouco convincentes no sentido de alterar este entendimento.
Nesta perspectiva, tenho o atrevimento de uma sugestão. Para além do abaixo-assinado para o ME, talvez fosse interessante que cada professor do 1º ciclo ou director de turma dos 2º, 3º ciclos e do ensino secundário, bem como outros professores responsáveis por turmas, elaborassem um texto a enviar através dos alunos aos respectivos encarregados de educação explicando, de forma clara e sintética, como o estatuto em vigor e a consequente avaliação são um mau serviço prestado à educação, portanto, aos professores, aos alunos e às famílias. Penso que poderia ser uma boa forma de atenuar equívocos instalados, esclarecer posições e informar os cidadãos. Do meu ponto de vista, teria ainda a vantagem, de baixar o ruído criado pela politização óbvia desta questões e a que muitos pais e encarregados de educação são sensíveis, bem ou mal. Ainda irá a tempo.

Sem comentários: