sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

NÃO SEI LER

O Professor Velho, aquele que está na biblioteca e fala com os livros, estava sentado num banco do recreio da escola a apanhar um bocadinho de sol quente ao intervalo, quando a Joana se sentou ao seu lado. A Joana tem quase sete anos e entrou este ano para a escola. Ficou calada a olhar para longe e, de repente, disse para o Professor Velho, “Não sei ler e, se calhar, não aprendo”. O Velho perguntou-lhe porque dizia aquilo. A Joana pensou um bocadinho e explica, “Não sei o que dizem as coisas que estão escritas”. O Velho olhou à volta, levantou-se e convidou a Joana a dar um passeio pela parte do recreio que dava para a rua, cheia de lojas e movimento, em frente à escola. E foi fazendo algumas perguntas.
Olha para aquela coisa vermelha e amarela por cima daquelas portas largas, que está lá escrito?
McDonald’s, disse a Joana a rir-se.
E naquela tabuleta por cima daquele café?
Coca Cola, disse de pronto a Joana.
E naquela casa que tem uma cruz branca em cima do verde está escrito o quê?
Eu acho que é farmácia.
Tens razão, e neste papel que algum colega teu deixou cair?
Corneto, disse a Joana já à gargalhada.
E na tua mochila está escrito o quê?
Noddy.
Estavas a enganar-me Joana, afinal sabes ler e até lês palavras estrangeiras.
Velho, mas não sei bem o nome das letras e entender todas as palavras.
Bom. Então sabes ler mas precisas de saber melhor o nome das letras para conhecer mais palavras. Acho que vais ser capaz de aprender, já conheces muitas palavras que, como viste, sabes ler e os teus colegas e a tua professora vão dar uma ajuda. Depois vais ter comigo à biblioteca que eu tenho lá uns livros muito giros para leres.

Sem comentários: