sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

SÓ UM EM CONTRAMÃO? AQUI VÃO TODOS!

Nem sei como dizer isto. Mas correndo o risco de contrariar quem nunca erra, quem domina o único ponto de vista ajustado sobre qualquer problema que afecte o país, quem se julga detentor da verdade, vou mesmo ter o despudorado atrevimento de corrigir o Querido Líder. Não é verdade que o governo tenha ficado sozinho a defender a avaliação de professores, perdoar-me-á o Senhor Engenheiro na sua infinita sabedoria, mas o governo ficou sozinho a defender UM MODELO DE AVALIAÇÃO, que de tantas simplificações, algumas estranhíssimas, (como a de deixar cair a obrigatoriedade da avaliação da componente lectiva), já não é coisa nenhuma, nem o modelo que o governo apresentou. Foi isto que o governo ficou a defender sozinho. Muitos dos discursos ouvidos, sobretudo os vindos dos professores, não confundir com o discurso de alguns dirigentes sindicais, afirmam claramente e defendem a imperiosa necessidade de avaliação dos professores, de forma competente, transparente e eficaz.
Esta afirmação, mais uma, do Primeiro-ministro inscreve-se na habitual miopia que ataca os políticos no poder, a realidade está enganada, eles é que estão certos. Sempre me lembra a história que se conta no meu Alentejo do sujeito que indo, sem dar por isso, em contramão na auto-estrada, ouve avisar pela rádio que se encontra um automobilista a circular em contramão naquela via, o nosso amigo interroga-se “Só um em contramão? Porra, aqui vão todos!”.
Não Senhor Engenheiro, é o governo que com este modelo, seja ele já o que for, vai em contramão.

Sem comentários: