quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O MEU AMIGO CRENTE

Vocês não conhecem o meu amigo Crente. É uma pessoa fantástica. Desde sempre acontece que, quando alguém se refere ao Crente, é provável ouvir, “é um tipo porreiro”. É uma pessoa franca e séria na relações que estabelece, partindo sempre do pressuposto de que todas as pessoas são como ele. Os equívocos que, por vezes, surgem entre as pessoas são entendidos pelo Crente como falhas de sua responsabilidade, pois não acredita que os outros podem errar, consciente ou inconscientemente. Está sempre disponível para confiar e acreditar em qualquer discurso não duvidando das razões ou intenções das outras pessoas.
Algumas vezes vi uma ponta de tristeza nos olhos do Crente, sobretudo quando alguns de nós nos rimos da sua forma de ser, sugerindo-lhe que fosse mais desconfiado e atento às pessoas, pois nem toda a gente é tão boa e bem intencionada como ele. Mas rapidamente o Crente recupera a sua indestrutível confiança nos outros e diz de forma tímida que é assim o seu jeito.
À tarde, quando nos encontrámos, ainda ficámos um pouco na conversa à volta de uma bica até que o Crente saiu apressado. Ainda queria escrever hoje ao Pai Natal para lhe dizer o presente que pretende para este Natal.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Pai Natal é que tem sorte: apesar de nunca (digo eu) satisfazer o pedido do Crente, tem nele um indefectível persuadido...
Eu cá vou escrever ao dito para me queixar de crueldade moral: nenhum Crente merece tanta injustiça!

Anónimo disse...

Ainda bem que existem crentes! Alguns chamam-lhes palermas, outros conseguem ver a sua grandeza...se calhar também são crentes!
Uma coisa é certa: o mundo não foi feito para os crentes...e isso, talvez seja até, muito triste...
Fico sempre a pensar como seriam o Aristóteles, o Platão, o Hipócrates de Cós...e consigo acreditar que eram crentes!
Embora agnóstica, desejo a todos Boas Festas e Boas Férias!
Um abraço especial para si, Professor Morgado, e para o seu colega J. Castro Silva (até consigo ver em vós uma dream team de Crentes).
Abraço de admiração
Uma aluna do 2º ano do Ispa