quarta-feira, 27 de agosto de 2025

FALTAM E FALTARÃO PROFESSORES, O QUE É QUE NÃO SE PERCEBE?

 Os resultados da 1.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior deixaram alguma preocupação a que urge dar atenção. No entanto, existe um dado positivo, os alunos colocados em licenciaturas em Educação Básica aumentaram 20,3% face a 2024 ocupando a totalidade das vagas existentes, novos 1199 estudantes colocados nesta fase, ocupando 100% das vagas disponibilizadas. Nos últimos três anos aumentou 64,9%, o número de colocados em licenciaturas em Educação Básica.

Considerando a questão crítica da falta de docentes é, de facto, um dado importante e significativo em matéria de escolha da profissão docente.

No entanto, creio que quando se refere esta dado se esquece, que, como há dias fazia notar Carlos Ceia no seu espaço no FB, “a licenciatura em Educação Básica só permite o acesso futuro aos cursos de mestrado em ensino de: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB e Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. E está por provar que as vagas para esta licenciatura sejam sequer próximas das vagas para estes mestrados...

Todos os outros cursos 29 cursos de mestrado em ensino, que por acaso são onde existe maior falta de professores, não têm esta licenciatura como pré-requisito.”

Donde, o cenário da falta de professores está para durar, não é uma questão conjuntural, mas estrutural.

Assim, seria urgente que nas políticas públicas de educação se assuma a imperiosa necessidade de que as instituições de ensino superior, universidades e politécnicos, tenham recursos que permitam o alargamento da capacidade de resposta dos mestrados de ensino.

Sendo certo que a formação de professores carece de ajustamento, o caminho não pode ser o de aligeiramento ou “deskilling” do processo de formação.

Faltam e faltarão professores, o que é que não se percebe?

Sem comentários: