terça-feira, 24 de junho de 2025

À SOMBRA DA LEI DE MURPHY

 Parece estarmos a atravessar no mundo da educação um período informado pela conhecida lei de Murphy que se pode traduzir em algo como “o que pode correr mal, está mesmo a correr mal”. Numa versão mais portuguesa podemos recordar a muito conhecida “cada cavadela, cada minhoca”.

Para além das dificuldades que se registaram na realização em formato digital, surge agora a questão da divulgação das questões colocadas nos exames associada ao risco da realização em dois turnos horários. Recordo a ideia de criar em cada exame um conjunto de questões âncora que permitissem a comparação de resultados durante vários anos.

Esperemos que um emergente movimento no sentido de repensar o papel crítico, sublinhe-se, dos recursos digitais possa contribuir para um maior equilíbrio e, naturalmente, assegurar a garantia de equipamentos suficientes e adequados para a sua ajustada utilização ao longo da escolaridade.

O sistema educativo precisa urgentemente de alguma serenidade, previsibilidade e competência.

 

Sem comentários: