segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NÃO APRENDEM NADA NA ESCOLA. Outro diálogo improvável

Um dia destes, o Zé entrou na biblioteca da escola para entregar um livro que tinha usado num trabalho de grupo e o Professor Velho, o que está biblioteca e fala com os livros, fez-lhe a pergunta que lhe é habitual.
Então Zé, está tudo a correr bem?
Sim Velho, tudo numa boa. Estou a lembrar-me de uma cena, posso fazer-te uma pergunta?
Claro.
Quando eras da minha idade sabias mais coisas ou menos coisas que eu e os outros meus amigos?
Essa pergunta é difícil, acho que talvez soubesse algumas coisas que tu hoje não sabes e tu sabes com toda a certeza coisas que eu não sabia na tua idade.
Eu também acho isso porque as coisas mudaram, inventaram-se muitas cenas, os computadores e coisas assim. Mas o meu pai está sempre a dizer que hoje a gente não sabe nada. Diz que quando ele andava na escola sabia muito mais do que a gente hoje.
É uma maneira de falar, ele sabe que não é bem assim.
Não Velho, ele diz a sério e há mais pessoas que dizem isso. Eu acho que o que eles sabem e eu não sei é porque são crescidos, não é porque tenham aprendido na escola quando eram pequenos.
Na verdade …
E também não sei porque é que gostam de dizer que eles sabiam muito. Eu acho que não, a gente agora olha e está tudo mal feito, está tudo a correr mal, é porque não aprenderam nada na escola, senão faziam as coisas bem-feitas.
Zé, já experimentaste dizer isso ao teu pai?
Já Velho, disse que eu era parvo e mandou-me estudar.

Sem comentários: