sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

À VARA LARGA

O frio da noite no meu Alentejo exige um bom lume de chão que dá uma quentura branda pouco inspiradora. Nestes últimos dias tenho-me lembrado de uma expressão usada pelo meu pai quando achava que eu fugia a limites ou regras, “pensas q’isto anda à vara larga ou quê”. É verdade. Passados 40 anos andamos à “vara larga”, isto é, Vara larga a CGD e corre largado para o BCP. O Dr. Vara é daquelas pessoas cuja vida é um exaltante paradigma. Tem sido um dos mais sólidos praticantes de alpinismo político. Desde que entrou no PS foi sempre a subir, no aparelho e nos jobs. O João Garcia que se cuide. É também excelente no surf. Qualquer que seja a onda sai sempre por cima e bem, ou não estivesse tão ligado a uma famosa Fundação para a Prevenção e Segurança. Licenciou-se em Relações Internacionais uns dias antes de ser nomeado, em 2005, administrador da CGD. Ficou com o pelouro do crédito e das participações financeiras do banco embora já fosse director adjunto da área de Obras e Património que é mais ou menos a mesma coisa e ligado à sua formação académica. Tal pelouro parece não requerer conhecimento e experiência que, aliás, lhe não faltariam obviamente. Por fim, por agora, o Dr. Vara, um apoiante do Programa Novas Oportunidades do amigo Engenheiro, vai agora aplicar no BCP a larguíssima experiência de administração que adquiriu em dois anos.
O meu pai tinha razão. Isto anda mesmo à vara larga.

Notinha – O Sr. Pinto da Costa, pecador, perdão, fumador arrependido apresenta hoje no Público uma comovente ladainha sobre a nova Lei do Tabaco. Diz a personagem, “A Lei do Tabaco é a melhor lei que este Governo implementou nos últimos tempos”. A quentura do lume certamente que me amolece o intelecto, mas isto é um elogio?

Sem comentários: