domingo, 9 de dezembro de 2007

RECONHECIMENTO AOS POLÍTICOS

O meu companheiro de corrida, Zé Oliveira, comentava hoje que neste espaço não uso um discurso muito positivo quando me refiro à classe política, àqueles a que me refiro, naturalmente. Sendo o meu amigo um homem ponderado e de bom senso, fiquei a pensar. É capaz de ter razão e eu, imponderado e desajeitado, estarei a ser injusto. Para reparar tal risco, aqui fica o meu reconhecimento a todos aqueles que:
. Depois de carreiras profissionais de sucesso e reconhecidas, entendem colocar essa experiência ao serviço do bem comum como, por exemplo...
. Não ascenderam a lugares políticos tendo uma carreira exclusivamente dentro do aparelho dos partidos, começando logo nas jotas como, por exemplo...
. Não utilizaram o desempenho de cargos políticos para acederem a colocações profissionais, às quais nunca teriam acesso se não tivessem passado político como, por exemplo...
. Fazem do desempenho político uma prova de seriedade sem demagogias ou falsas promessas como, por exemplo...
. Reconhecem tanto o seu erro como a virtude de outra opinião ou ideia como, por exemplo...
. Recusam utilizar o peso político para benefício pessoal ou dos que lhe são próximos, sem a utilização de critérios transparentes assentes no mérito como, por exemplo...
. Os que entendem que na história fica a obra e não o autor como, por exemplo...
. Os que nunca se esquecem que os eleitores são pessoas como, por exemplo...
. Os que resistem à pressão dos sindicatos de interesses que conflituam com o bem comum como, por exemplo...

Este reparo fica completo se acrescentarem com critérios vossos os exemplos que eu não referi.

4 comentários:

t. disse...

- Os que são capazes de pensar a longo prazo, definirem politicas que pensem no desenvolvimento do pais, sem se perderem em redes e teias dos "lobbies" como, por exemplo...

t. disse...

- Os que são capazes de pensar a longo prazo, definirem politicas que pensem no desenvolvimento do pais, sem se perderem em redes e teias dos "lobbies" como, por exemplo...

Anónimo disse...

mmmmm

Anónimo disse...

Estou inteira e absolutamente de acordo que se desmascare os maus políticos. Infelizmente em maioria: Veja-se o estado actual do país depois de avalanches e tsunames de EUROS vindos da U E, de certeza mal aplicados e incorrectamente distribuidos. Estou a referir-me aos detentores do poder decisório! Os outros, simples mas dignos autarcas, acredito que se esforcem para fazerem o melhor que sabem e podem em prol das populações. Ressalvo aqui os casos conhecidos de corrupções tanto passivas como activas.
Congratulo-me ver que aos razoáveis (bons confesso que não vislumbro)lhes é dado o direito de existirem.
Bem haja pelo seu reconhecimento,ínclito Morgado.
Um abraço para sí, amigo atleta.