quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A DEMOCRACIA CONSTIPOU-SE

Como é sabido, existem muitíssimas queixas sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Saúde. Tal situação não pode deixar de afectar a qualidade de vida dos cidadãos, designadamente no que à saúde respeita. Se acrescentarmos o tempo frio o risco de complicações aumenta e aconselha-se a vacinação sobretudo aos mais velhos e aqui está o problema. A democracia em Portugal é uma jovem com pouco mais de trinta anos, logo não se vacina e depois … pumba, constipa-se facilmente.
O PCP quando escolhe os seus candidatos para lugares políticos sujeitos a eleição, obriga-os à assumpção escrita de um compromisso no sentido de manter sempre o seu lugar à disposição do partido. Nesta conformidade um deputado, que eu pensava da nação, é do partido, ou seja, o partido é dono do deputado. Bonito. Por outro lado, quando os candidatos subscrevem a tal declaração, presume-se que entendam estar a aceitar um compromisso por sua escolha. Pois é. A deputada Luísa Mesquita não acha que deva cumprir o que, parece, ter assumido livremente, o PCP entende que ela deve sair conforme previsto na declaração assinada, instala-se a birra, zangam-se as comadres e temos mais um edificante episódio da nossa vida política. E depois admiram-se com os níveis de abstenção. O pessoal maior está farto de uma política menor.

2 comentários:

Expressiva disse...

Atchim....!!!
Não sei se a democracia se constipou ou se já tem uma gripe crónica!!!
Cada vez mais assistimos a formas de repressão contra a liberdade individual de cada um.Seja por escolhermos se nos mantemos ou não no nosso cargo (mesmo contra a vontade do partido), seja por fazermos piadas sobre o primeiro-ministro.
Inquietante professor, muito inquietante este nosso estado da nação...!

É um prazer lê-lo todos os dias!

t. disse...

Para quando um livro?

Já tem material que chegue... não para um, mas para dois...

Saudoso abraço!