terça-feira, 25 de outubro de 2016

PAIS EM REDE

O Público faz hoje uma nova menção à colecção de livros “Meninos Especiais” que a Associação Pais em Rede tem vindo a divulgar desde há quatro anos contando a história de crianças com necessidades especiais.
O grande objectivo é partilhar experiências e divulgar situações que nos tornem a todos mais atentos, conhecedores e solidários relativamente às circunstâncias de vida das famílias e das crianças com necessidades educativas especiais. Um desafio da cidadania.
Uma referência ainda à Associação Pais em Rede, um movimento cívico que congrega fundamentalmente, mas não só, pais de pessoas, maiores ou menores, com necessidades especiais e que se bate pela inclusão educativa, social e comunitária de todas as pessoas.
È sempre importante sublinhar que, falando de educação, a educação de qualidade deve ser para TODOS e TODOS devem, tanto quanto possível, aprender, crescer e participar juntos nas comunidades educativas.
Não é moda, não é privilégio, é uma questão de direitos que não são de geometria variável.
Não é uma utopia, é algo de uma simplicidade e realismo absolutos e simples de enunciar, os miúdos devem estar juntos e participar nas actividades da comunidade da forma que conseguem, acomodando as diferenças entre si, entre todos.
É também e de facto uma questão ideológica como todas as dimensões da vivência humana, pois envolve valores, não é uma questão "meramente" técnica, científica ou pedagógica.
Uma outra ideia prende-se com o envolvimento dos pais nestas questões e muito para além da acção, muitas vezes difícil, com os seus próprios filhos. Neste sentido, a construção de redes que funcionam como suporte, apoio, partilha e voz é um contributo verdadeiramente importante.
Na verdade, precisamos urgentemente de construir ou reconstruir comunidades, não só de pais, que funcionem em rede.
Também não é uma utopia, é "só" entendermos que assim deve ser.
A leitura e divulgação dos livros bonitos da colecção “Meninos Especiais” pode ser mais um passo.

Sem comentários: