sexta-feira, 8 de abril de 2016

UM RETRATO DO PAÍS

Circunstancialmente estava em frente a um televisor quando se iniciou o jornal televisivo da tarde.
A primeira notícia foi a demissão do Ministro da Cultura, João Soares.
O senhor não gostou das prosas de Augusto M. Seabra e de Vasco Pulido Valente, teve o seu momento Arroja e via Facebook ameaçou-os com umas "salutares bofetadas". São palavras condenáveis, evidentemente, sobretudo num país em que o nível e cuidado colocados por boa parte dos políticos na sua linguagem e no seu  comportamento são do mais fino recorte literário e ético.
Como é hábito em Portugal, os responsáveis admitem a sua responsabilidade por declarações e decisões, João Soares demitiu-se. Fica-lhe bem mas é ... nada.
A segunda notícia remete para a demissão do Chefe de Estado-maior do Exército na sequência de declarações do Subdirector do Colégio Militar sobre discriminação e "convite" à saída de alunos homossexuais. As forças armadas são assim, nada de mudanças. Ainda me lembro, pois foi motivo para ter sido castigado. No dia em que fui à inspecção para o serviço militar, há umas décadas, o oficial que chefiava a Junta afirmou que estávamos no dia mais importante das nossas vidas, tínhamos entrado no quartel como mancebos e iríamos sair com homens. Como não percebi a ideia solicitei algum esclarecimento. Apenas recebi um olhar fulminante e o castigo de ficar só naquela sala até ao fim da tarde à espera da guia de marcha que me devolveu à vida civil. Foi entusiasmante.
Terceira notícia. A Polícia Judiciária está a realizar "diligências" na sede da TAP ao que parece relativas a "negócios". Nada de novo, começam as diligências mas, diligentemente, nunca acabam.
Finalmente, a quarta notícia, Pinto da Costa considera que o Porto "bateu no fundo", como adepto está "envergonhado" e talvez tenha dado demasiado poder a Lopetegui.
Não vi mais, tive que me ausentar.
Se souberem digam-me se aconteceu alguma coisa de verdadeiramente sério no mundo.

1 comentário:

slot machines betclic disse...

O PdC prometeu uma revolução no plantel, depois de "bater no fundo". Vamos ver como vai ser esse processo...