quarta-feira, 13 de abril de 2016

OS PAIS QUE AJUDAM OS FILHOS NAS TAREFAS ESCOLARES

Segundo um estudo da responsabilidade do ISCTE, mais de 90% dos pais com ensino superior ajudam habitualmente os filhos nas actividades escolares enquanto em pais que apenas realizaram o 1º ciclo a percentagem é de 21%.
No grupo de pais menos escolarizados 36% afirma que “que não ajudam os filhos porque não o conseguiram fazer”.
A associação entre os resultados escolares dos alunos e variáveis de natureza sociodemográfica como meio social, económico e cultural, circunstâncias de vida, estilos parentais, etc. etc., está estabelecida de há muito.
No entanto, também sabemos que a escola faz, pode fazer a diferença, ou seja, o trabalho na e da escola e dos professores é um factor significativamente explicativo do sucesso dos alunos mais vulneráveis e capaz de contrariar o peso das outras variáveis que estão presentes nesses alunos. Do trabalho agora divulgado e na linha do que já tem sido estudado e objecto de recomendações e estudos por parte da OCDE releva que a utilização excessiva dos trabalhos de casa clássicos como suporte da aprendizagem alimenta e promove assimetrias dadas as dificuldades criadas a muitas famílias que não conseguem ajudar os filhos e não têm maios para comprar a ajuda, a “explicação”.
Num quadro de verdadeira autonomia o trabalho realizado nas escolas envolvendo dimensões como a organização e funcionamento, o clima ou liderança são variáveis contributivas paa que a escola possa fazer a diferença.
Por lado, no trabalho em sala de aula é ainda mais relevante a diferença produzida pelo professor, pelos professores.
Quando abordo estas questões cito com frequência uma afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children, "O factor individual mais contributivo para a qualidade da educação é a existência de um professor qualificado e empenhado".
No entanto a existência de professores qualificados e empenhados não depende só de variáveis individuais de cada docente, decorre também de um conjunto de políticas educativas que promovam a qualificação, a motivação e a valorização a diferentes níveis do trabalho dos professores.
A diferença que a escola pode fazer também começa nas políticas educativas de forma global e envolvendo dimensões como currículos, sistema de organização, recursos humanos docentes, técnico e funcionários, tipologia e efectivo de escolas e turmas, autonomia das escolas apenas para dar alguns exemplos de como a diferença tem que ser construída também antes de chegar à sala de aula.
E nesta matéria também temos muito trabalho para realizar.
Temo no entanto que estudos desta natureza continuem a mostrar o que já sabemos e continuemos impotentes para contrariar o destino de muita gente que bate à porta da escola e que se traduz na velha afirmação, “tal pai, tal filho”.

Sem comentários: