quinta-feira, 14 de abril de 2016

DA SÉRIE METE-ME ESPÉCIE. Bem prega Frei Tomás ...

Nota prévia. Qualquer iniciativa ou discurso que denuncie abusos e desrespeito pelos direitos humanos tal como qualquer iniciativa ou discurso que os promova são positivos.
O Departamento de Estado norte-americano elabora um Relatório Anual de Direitos Humanos sobre diferentes países, 58 se bem contei, no agora conhecido respeitante a 2015.
Relativamente a Portugal, entre outros problemas, identificam-se abusos das forças policiais, a violência doméstica, as condições das cadeias e a discriminação. Existem e devem ser combatidos sem qualquer sombra de dúvida.
Dito isto mete-me espécie que o Departamento de Estado norte-americano se pronuncie sobre a situação em matéria de direitos humanos em 58 países não referindo os Estados Unidos. Talvez não se tenha dado conta dos homicídios por forças policiais americanas em muitas circunstâncias sem justificação e que incidem quase sempre sobre cidadãos de minorias étnicas ou sociais.
Talvez não se tenham dado conta da existência da pena de morte nos EUA.
Talvez não se tenha dado conta o inferno que se vive nas prisões do seu país.
Talvez não se tenha dado conta dos níveis de pobreza e exclusão que afectam milhões de cidadãos americanos com prevalência clara, evidentemente, de pertencentes minorias étnicas.
Talvez …


Bem prega Frei Tomás …

Sem comentários: