domingo, 3 de abril de 2016

AOS VOSSOS LUGARES. VAI COMEÇAR O TERCEIRO PERÍODO

Vai começar amanhã, o terceiro período escolar. Para muitos alunos será o período da decisão, das decisões.
Considerando que uma boa parte dos alunos está já "arrumada" ou porque "chumbados" ou porque passados ou com boas perspectivas de que tal aconteça, com excelência ou com suficiência, para quase todos os outros o terceiro período é o da recuperação, dito de outra maneira, é o das explicações.
Existe um grupo significativo de alunos dos quais se espera que recuperem o rendimento escolar de forma a salvar o ano, pelo que crescerá exponencialmente o recurso à velha "explicação", um importante nicho de mercado para professores, ex-professores, candidatos a professores ou simples curiosos que se dedicam à lucrativa arte. Aliás, ainda durante as férias de Páscoa que hoje terminam muitas crianças e adolescentes passaram já algum tempo nos centros de explicações o aumento da procura dos centros de explicação durante as férias da Páscoa. É preciso ir adiantando para garantir a "recuperação", a nota que permita “passar” ou dê acesso ao curso escolhido, pelo aluno ou pela família.
É também um período de promessas, "se passares, nós oferecemos-te ...", "se tiveres notas para entrar, terás ...". Chamam-se incentivos e providenciam, esperam os pais, uma ajuda extra à motivação para este terceiro período.
Para alguns alunos este terceiro período vai anteceder, espera-se que facilitando, uma mudança, de ciclo, de escola ou a, por muitos desejada, passagem para o ensino superior, esperemos que não desistam de estudar.
No fim do período uma parte dos alunos ainda vai realizar exames. Há que trabalhar e mostrar conhecimento e, dizem, os exames servem para evidenciar uma coisa e outra. Daqui decorre uma outra pressão para o recurso às explicações, vêm lá os exames e os pais e professores esperam, naturalmente, que os filhos ou os alunos façam "boa figura". Alguns pais, mais do que esperar ou desejar, exigem, o que torna vida mais difícil para alguns miúdos e que, em algumas situações, pode mesmo ser um contributo para mais dificuldades.
No entanto, para outros alunos, o terceiro período vai deixá-los mais perto do insucesso, da desmotivação, do abandono revoltado ou resignado. Eles terão falhado, mas não terão sido só eles, nós também.
Na verdade, os próximos meses vão ser pesados, exigentes, apesar de haver quem entenda como fáceis os trabalhos dos alunos.
Boa sorte e bom trabalho, para alunos, professores e pais.

2 comentários:

helena l. disse...

Concordei em tudo o que escreveu. O meu filho está no 6ºano e só teve negativa a matemática, claro que o faço perceber que este é o derradeiro periodo mas não o sujeito a pressões nem nada do genero. A minha dúvida é, se ele não conseguir levantar a nota a matemática ( que espero que levante) ele chumba de ano?
Agradecia que me tirasse esta dúvida.
Obrigado e boa continuação no seu blog.

Zé Morgado disse...

OLá, Desculpe não ter respondido logo mas estava a confoirmar porque esta semana sairia um novo qadro normativo. O aluno pode passar, na mesma, com negativa a Matemática. Pode passar até com 3 negativas desde que não haja em simultâneo Português e Matemática. Mantêm-se a mesma regra com o novo despacho da avaliação que saiu esta semana