sábado, 16 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DA VOZ

De acordo com o calendário das consciências cumpre-se hoje o Dia Mundial da Voz. Desde ontem que vários especialistas intervêm na comunicação social e hoje decorrem várias iniciativas em torno desta questão, a Voz e a atenção e cuidado que merece.
Considerando justamente a importância da voz aqui fica um contributo sobre a importância e a atenção que deveremos dar à voz.
Na verdade, existem milhares de pessoas cuja voz ninguém escuta, caso da voz de muitas minorias. Provavelmente nem voz têm ou é muito baixa. É certo que em algumas circunstâncias, por exemplo em campanhas eleitorais, fica bem escutá-los, de passagem é claro.
Parece-me importante que se atente na voz dos velhos, escuta-se pouco os velhos sós, que vivem isolados e que sobrevivem com pensões de miséria.
Continuo a achar que nem sempre damos a atenção que exige a voz dos miúdos. Existem muitos que, por mais alto que gritem, ninguém os escuta.
Sabemos das crianças maltratadas e de mulheres vítimas de violência cuja voz é quase sussurrante e inaudível.
É preciso ouvir a voz de centenas de milhares de desempregados, muitos deles sem acesso a subsídios de desemprego ou a outras formas de apoio que lhes sustentem, no mínimo, a dignidade.
Não parece ser suficientemente audível a voz de um mundo de jovens com dificuldades enormes para entrar no mercado de trabalho e que vêem comprometida a possibilidade de um projecto de vida.
Soa muito baixa a voz as pessoas, muitas pessoas, sem médico de família e em listas de espera intermináveis para a prestação de cuidados de saúde que cada vez se tornam mais caros e inacessíveis.
Também parece necessário dar atenção à vos dos injustiçados por um sistema de justiça caro, ineficaz, moroso e desigual.

De facto, parece indiscutível a necessidade de providenciar à voz, às vozes, a atenção e cuidados que merece, que merecem.

Sem comentários: