sábado, 16 de fevereiro de 2013

ESTADO SOCIAL? Um kit de sobrevivência

O Primeiro-ministro anunciou ontem, que, em breve, o Dr. Paulo Portas apresentará um "documento guia" para a discussão sobre a Reforma do Estado.
Ao que consta e de forma telegráfica, a grande orientação será no sentido de fornecer a cada cidadão português um "Kit de Sobrevivência" com o material básico e respectivo "manual de instruções".
O Kit de Sobrevivência será distribuído logo à nascença e a todos os cidadãos incluindo os que, apesar da situação complicada, têm mantido melhor nível de vida. Na verdade, como sábia e oportunamente lembrou o Dr. Fernando Ulrich, qualquer pessoa pode ficar numa situação de sem abrigo, o que torna o Kit de sobrevivência imprescindível, sobretudo quando não se está preparado para aguentar as agruras da luta pela vida.
Como também lembrou Passos Coelho, durante este período muito complicado verificou-se um processo de selecção natural através do qual faliram as empresas mais fracas restando somente as  economicamente mais fortes, citando, “Esta selecção natural das empresas que podem melhor sobreviver está feita”.
Creio que teremos o mesmo processo aplicado aos cidadãos, através da selecção natural, suportada pelas mais clássicas visões darwinistas, os cidadãos que sobreviverem serão, seguramente, os mais aptos, mais fortes e mais bem preparados para o futuro.
O Estado Social cumpriu a sua função, distribuir o Kit de Sobrevivência a todos. Depois, bom depois, quem for vivo contará.

Sem comentários: