sábado, 23 de fevereiro de 2013

A FUGA DE CÉREBROS. O exemplo de José Sócrates

É sempre com uma ponta de emoção que tomo conhecimento do sucesso além-fronteiras de algum nosso compatriota. Para além do futebol com o "special one" Mou, o genial CR7, a arte da colossal Joana Vasconcelos e algumas figuras de ponta mas com menos reconhecimento mediático na área da Ciência ou da Cultura ou da vida económica, é com enorme satisfação que vejo o sucesso de José Sócrates.
Ao que se noticia, o Eng. José Sócrates foi nomeado Presidente do Conselho Consultivo da multinacional suíça da indústria farmacêutica Octapharma AG para a América do Sul.
É justo e é apenas o reconhecimento de uma carreira académica e profissional sólida e bem conhecida na área da indústria farmacêutica e no conhecimento económico, social e cultural da América do Sul.
Alguns, existem sempre algumasopiniões, más línguas na verdade, que tentarão minimizar o mérito desta nomeação, invejinhas, já se vê. Há pessoas, muitas pessoas, que não convivem tranquilamente com o sucesso dos outros, são o espelho das suas fraquezas.
No entanto, confesso que me entristece que o Eng. José Sócrates não tenha colocado todo o seu conhecimento e competências no âmbito da indústria farmacêutica ao serviço, por exemplo, da Bial, justamente uma conceitatuadíssima empresa portuguesa nesta área.
O Eng. José Sócrates é, assim, mais um exemplo do que uma política de empobrecimento e promotora de desemprego está a causar, a fuga de cérebros, ou seja, os nossos melhores, mais qualificados e mais competentes, são obrigados a procurar fora de portas uma carreira que aqui lhes é negada e colocam ao serviço de outros países os talentos e competências que tanta falta nos fazem.
Os maiores sucessos ao Sr. Eng. José Sócrates, são os meus votos, embora com o seu conhecimento e currículo deles não precise.

Sem comentários: