domingo, 25 de novembro de 2012

O TEMPO DA AZEITONA

O lagar abriu e começou a lida da azeitona no Meu Alentejo. Este ano a produção é mais baixa, durante o Inverno passado a água foi pouca e as oliveiras não beberam. Dois fins de semana devem ser suficientes pelos cálculos do Mestre Zé Marrafa.
A apanha da azeitona pelo método tradicional é coisa brava, vá que não estava muito frio e estávamos apressados pela ameaça da chuva que este ano vai sendo farta e bem chovida. Os braços estão moídos de varejar e carregar mas impressionante mesmo, é ver a resistência do Velho Marrafa, homem de mais de setenta anos e que ainda tem a gentileza e generosidade de me deixar trabalhar com a vara mais leve, ameaçando seriamente a minha auto-estima mas protegendo os braços e costas.
O velho Marrafa tem um entendimento que eu não me atrevo a discutir sobre a apanha da azeitona aqui no monte, isto é, ao mesmo tempo que se apanha a azeitona procede-se à limpeza das oliveiras. O resultado é que me transformo num agricultor em apuros, estendem-se os panos, colhe-se a azeitona numa catártica actividade de varejamento, corta-se o que há a cortar nas árvores com a motosserra, ensaca-se e carrega-se no tractor. Depois lá vamos a caminho do lagar para a pesagem e entrega. Para depois ficará tratar da lenha sobrante.
O tempo de espera no lagar passa-se nas lérias e os temas de conversa vão surgindo mas quase sempre, não podia deixar de ser, andam à volta dos enleios e das molengas em que a vida da gente se transformou e da pouca rentabilidade que tanto trabalho dá.
Acho que só lá para o fim de Janeiro, quando voltar ao lagar para buscar o azeite, com o ambiente quentinho das enormes salamandras que impede o azeite de coalhar e o cheirinho inconfundível do azeite novo é que me vou esquecer das agruras da apanha da azeitona que, aliás, ainda não terminou.
Prometo não me queixar mais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tempo de .... Salamandra!
Gostei de saber que existem (ou que aparecem também) salamandras no inverno. Eu só as vejo no Verão! Boa apanha de azeitona!
Ass. Sarraipa