quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O FURA-VIDAS

Sempre achei muito estimulante esta designação, o fura-vidas, utilizada para designar alguém com uma enorme capacidade iniciativa e dinâmica, agora chama-se empreendedorismo, quase sempre aplicada a gente que vinda do “nada” e porque é um “fura-vidas”, vai à procura do tudo, agora chama-se ambição. Não desiste facilmente, agora chama-se resiliência, e qualquer coisa pode ser um esquema, agora chama-se uma “janela de oportunidade” que permita dar mais um salto social ou aceder a mais uns rendimentos.
O “fura-vidas” tem uma cabeça que não pára, está sempre atento ao que possa representar outra forma um lucrozinho, maior ou menor, o “fura-vidas” sabe que tudo o que vier à rede é peixe.
O “fura-vidas” é de uma agitação compulsiva, agora chama-se persistência e sabe qualquer que seja o caminho ou atalho o objectivo é sempre o mesmo, ganhar mais qualquer coisa, agora chama-se, ter visão, uma missão e um projecto.
O “fura-vidas” não tem tempo nem entende que se deva preocupar muito com os outros, cada um trata de si, pensa o “fura-vidas”, agora chama-se autonomia e racionalidade.
No desenvolvimento das suas actividades, o “fura-vidas” pede um “jeitinho” aqui e faz um “favorzinho” acolá sempre na mesma linha, ganhar qualquer coisa, agora chama-se flexibilidade e capacidade de adaptação.
O “fura-vidas” também não é homem para estar muito preso a pormenores de legalidade que do seu ponto de vista só lhe atrapalham os esquemas, agora chama-se “rigidez normativa” que é inimiga do desenvolvimento económico.
As outras pessoas só interessam ao “fura-vidas” na exacta medida em que sirvam os seus interesses, de resto são-lhe indiferentes, agora chamam-se activos, mas também são descartáveis.
O “fura-vidas” vê-se como um exemplo, façam como eu, trabalhem, diz a quem o quiser ouvir distribuindo os seus conselhos, agora chamam-se coaching.
 O “fura-vidas” … desculpem lá, estou farto dos “fura-vidas”.

2 comentários:

Anónimo disse...

O fura vidas normalmente tem uma licenciatura feita por equivalências ou ao domingo.

Abraço
António Caroço

Zé Morgado disse...

Passa a Dr. Fura-vidas