domingo, 24 de julho de 2011

OURO A MATEMÁTICA

É um título estranho mas serve para sublinhar o resultado excelente que a equipa portuguesa conseguiu nas Olimpíadas Internacionais da Matemática, realizadas em Amesterdão. Do notável conjunto de resultados merece registo especial a medalha de ouro obtida por Miguel Santos, aluno da Escola Secundária de Alcanena.
No meio das desconfianças e dos discursos catastrofistas sobre os saberes dos miúdos e da gestão política do sistema com a tentação de "fabricar" estatísticas simpáticas, merecem o maior dos destaques os resultados obtidos internacionalmente por estes estudantes, alunos de escolas públicas deve dizer-se. Aliás, ainda hoje no Público se questiona o trabalho desenvolvido nas escolas a propósito dos baixos resultados nos exames nacionais dos ensinos básico e secundário.
Como é natural, um feito deste nível passará relativamente despercebido, como aliás outros feitos científicos, culturais ou mesmo desportivos que não envolvam o futebol e em particular, o CR7, o Professor Doutor Special One e, mais recentemente, o Special Two no Chelsea.
Um nota para saudar uma atitude que certamente poderá merecer reparos ou leituras divergentes. Segundo alguma imprensa, o Ministro da Educação, Nuno Crato, estará no aeroporto a receber a equipa de estudantes portugueses.
Do meu ponto de vista e apesar das divergências que por vezes aqui assumo com algumas das ideias de Nuno Crato, gosto desta atitude.
Uma última palavra para as escolas, professores e famílias dos estudantes da equipa portuguesa que certamente contribuíram para que as qualidades, competências e esforço individual dos alunos tivesse este sucesso.

1 comentário:

mil disse...

Este miúdo é excepção; e a escola onde ele estudou há muito que tem os alunos mais bem preparados do Técnico; e prémios regionais nacionais (até do ME).

Infelizmente a maioria das escolas e dos alunos está a zilhões de milhas disto.